27 fevereiro 2013

Porque as crianças pequenas gritam

Resolvi falar sobre isso, por que ultimamento o Isaac anda gritando muito, teve vezes de tanto gritar, falar alto ficou rouco. Tem vezes que fico brava com tanto grito, e vocês como lidam com esta situação? Já passaram por esta fase também?

Isaac com carinha de choro
Vamos as informações para saber como é melhor proceder nesta situação.


Acredite: seu filho não levanta a voz para te aborrecer. Na verdade, ele está cheio de energia e alegria de viver, e está fazendo experiências com o poder da voz. Mas por que isso acontece justamente quando vocês estão no banco ou no supermercado? 
"Há um efeito de eco superlegal quando você grita em espaços grandes", diz Roni Lederman, do Centro para Família da Universidade New Southeastern, na Flórida, EUA. "E as crianças sabem que conseguirão mais atenção dos pais se gritarem em público". 
Algumas crianças pequenas gritam quando querem a atenção dos pais; outras berram quando querem algo que lhes está sendo recusado, como balas e doces.



O que fazer


Gritar com seu filho para que ele abaixe a voz não ajuda -- só passa a mensagem de que quem ganha é quem grita mais alto. A melhor aposta é evitar situações que convidem a criança a levantar a voz, e distraí-la quando ela fizer isso. Algumas idéias que podem ajudar: 

Saia com seu filho quando ele estiver nas melhores condições possíveis. Sempre que der, antes de carregá-lo para algum lugar, certifique-se de que seu filho está descansado, de barriga cheia e bexiga vazia quando saírem de casa. Pense em como você fica (sem energia e sem paciência) quando tem de ir ao supermercado com fome ou cansado. 

Escolha lojas e restaurantes barulhentos. Quando estiver com seu filho, evite lugares quietos, formais ou que inspirem intimidade. Vá para onde as famílias vão. Será menos constrangedor se seu filho resolver gritar em um restaurante que já é barulhento. 

Peça para seu filho usar uma voz normal. Se seu filho começar a gritar porque está feliz, procure não criticá-lo. Mas se isso estiver incomodando de verdade, peça para ele usar uma voz normal e parar de gritar. Abaixe sua voz para que ele tenha de ficar quieto para conseguir escutar você, e diga -- calmamente -- que a gritaria está dando dor de cabeça. 

Invente brincadeiras. Experimente dizer para o seu filho: "Vamos gritar o mais alto que a gente conseguir", e junte-se a ele na gritaria. Em seguida, abaixe o volume e diga: "Agora vamos ver quem consegue falar mais baixinho". Continue brincando, sugerindo outros movimentos, como colocar as mãos nas orelhas ou pular. 

Isso fará com que gritar pareça apenas mais uma brincadeira. Para agilizar (na rua, por exemplo), você pode dizer: "Nossa, você está parecendo um leão! Agora vamos ver se você consegue imitar um gatinho". 

Preste atenção nos sentimentos da criança. Se seu filho está gritando porque quer a sua atenção, pense e reflita se ele realmente está desconfortável ou precisando de algo. Se você achar que o lugar onde vocês estão -- como um supermercado grande e lotado -- é demais para ele, saia assim que der e da próxima vez procure fazer compras em lojas menores, ou em horários em que os supermercados estejam menos cheios. Aos poucos, faça-o se acostumar com lugares grandes e lotados de novo. 

Se você achar que a criança está apenas um pouco entediada ou mal-humorada, não a ignore. Diga que você sabe que ela quer ir para casa, mas peça para ela esperar só mais um pouquinho. Ela saberá que você sabe como ela se sente. E você também vai ajudá-la a aprender como explicar o que está sentindo com palavras. 

Agora, se seu filho grita porque acha que assim vai conseguir o biscoito, não dê o braço a torcer. Se der o biscoito, você só vai ensinar que ele consegue o que quer gritando. Em vez disso, explique, com calma, que você sabe que ele quer o doce, mas que é preciso terminar outras coisas primeiro, e que ele pode comer quando chegarem em casa. 

Não se preocupe em dizer que ele só poderá comer o biscoito mais tarde se se comportar bem agora -- quando ele finalmente ganhar a bolacha, provavelmente nem se lembrará do que fez para merecê-lo. 

Mantenha seu filho ocupado. Você pode transformar seus compromissos em algo divertido para seu filho. Experimente:

- Brincar de um jogo: uma mãe de um bebê de 1 ano e 3 meses conta que conversa bastante com o filho. "Explico o que estou fazendo, o que está acontecendo à nossa volta, quem está por perto. Ele fica quieto quando está ocupado". Peça para seu filho ajudar a pegar os objetos das prateleiras do mercado, ou invente uma música sobre o que você está fazendo. Cante: "As bananas, as bananas, vou comprar, vou comprar, para o meu filhinho, para o meu filhinho, devorar, devorar...". Use a criatividade e invente na hora! 

- Ofereça brinquedos e lanchinhos: mas faça isso antes que seu filho comece a berrar. Se você esperar até ele começar a gritar, ele vai ligar uma coisa à outra e achar que tem que levantar a voz para ganhar algo. Você pode experimentar deixar um brinquedo de que ele realmente gosta no carro, para que ele fique bastante entretido enquanto vocês estão na rua, tratando dos compromissos. 

Ignore as pessoas ao redor. Muitas mães acham difícil lidar com a criança que fica gritando enquanto outras pessoas ficam lançando olhares tortos. Se você estiver numa igreja ou em um restaurante silencioso, o melhor é levar a criança para fora por um tempo, até ela parar. Mas, num supermercado grande, não é preciso se preocupar tanto com o que os outros vão dizer ou pensar. 


Espero que não seja só em casa que anda assim, e alguma de vocês tem mais alguma dica? Vou adorar aprender mais.

Informações retiradas do site daBabycenter.







10 comentários:

  1. Ai, vivi, que legal..... tô cansada desses post's de mães perfeitas e crianças educadas..... as crianças gritam sim!!! E fazem mil outras coisas que não gostaríamos! São normais! Adorei seu post. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, também acham que não são perfeitos, afinal são crianças... Aqui ele grita muito, mais para falar, tece vezes que ficou até rouco... rsrs.
      Obrigada por estar aqui. Bjs
      Vivi e Isaac

      Excluir
  2. Vivi, adorei seu post! Super verdadeiro
    Crianças choram, gritam e fazem birra sim!
    Querendo ou não, qualquer criança

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilia.
      Com certeza todas as crianças fazem isso, é normal. Bjs
      Vivi e Isaac

      Excluir
  3. Hum... por aqui ainda não começaram os gritos, mas ele se joga no chão, joga o q estiver a frente, nos desafia.
    Gostei da maneira q abordou e Vivi tem horas q só a misericórdia! aff...
    bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Vivi, gostei bastante de ver algumas dicas sobre o assunto, os meus estão chegando nos terríveis 2 anos e definitivamente eles tentam nos ganhar no berro, tem dias que gritam tanto que tenho dor de cabeça a noite.
    Quando estamos na rua utilizo sempre a técnica de cantar e tem dado super certo.
    Eles adoram quando invento músicas com os nomes deles=D
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Vivi!

    Aqui Lucas está passando dessa fase e agradeço a Deus, porque é uma fase muito difícil.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, e quem não passou por isso a chance é grande de passar né, as vezes eles fazem isso por alegria mmo, é tanta empolgação que eles nem percebem, aqui qndo isso acontece seja por emoção ou por querer chamar atenção eu chamo ele e calma (as vezes tentando né está rs) e falo que é feio fazer isso, e peço para falar mais baixo, no tom normal que é mais bonito e educado.

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vivi, ainda não chegamos nessa fase, mas acho que chega pra todos, rs. Muito legal essas dicas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Fase??? Meu filho tem 4 meses e grita horrores quando que chamar atenção
    ou quando a gente tira algo da mãozinha dele.

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...